@noivasabida ensina - Rosas de Tecido


Postado por Janyelle Mayara segunda-feira, maio 23, 2011

Quer aprender a fazer essas Rosas de tecido?

É fácil prometo!
Mas antes disso, quero pedir desculpas pelas fotos e as unhas de uma ex-viciada em roê-las (eu) que teve um recaída essa semana, logo vão crescer de novo, ah vão sim... E perdoem porque é meu primeiro tutorial assim artesanal, ok?

 Vamos à lista de materiais?
- Tecido estampado ou liso para a flor (mais ou menos 8x10cm para cada pétala,
cada flor precisa de 4 pétalas);
- retalhos de 7x7 cm de tecido para acabamento e de 7x4 cm para folha
- Pistola de cola quente;
- Fita Floral;
- Palito de Churrasco;
- Tesoura, agulha e linha.

Passo-a-passo:
Recorte no tecido engomado (veja como engomar tecidos aqui) uma pétala e um circulo para fazer o acabamento. Eu costumo dobrar o tecido duas vezes e cortar um circulo fazendo umas bordinhas onduladas ou pontudinhas, dêem uma olhada. Após o corte, reserve essas pecinhas.
Recorte 4 circulos, nao precisa ser circulos perfeitos, mas é preciso que tenham o tamanho aproximado. Para uma rosa de tamanho "real", costumo usar, em cada petala pedaços de mais ou menos 8x10 cm, cortando o circulo parecido com o formato de uma bola de futebol americano.
Dobre um circulo desses ao meio e alinhave a borda dessa forma até mais ou menos a metade do meio circulo.
Quando tiver na metade do meio circulo, sobreponha um segundo meio circulo, sob o que resta para ser alinhavado do primeiro meio círculo (espero que entendam a partir da foto):
Continue o alinhavar as outras pétalas até obter esse formato:
Atentem que não é preciso deixar esse alinhavo muito apertado ou unir as pétalas, ele deve mesmo ficar folgado e aberto. Faça um rolinho com as pétalas e costure a ponta da ultima petala para que o rolinho fique seguro:
Vejam que embaixo o acabamento não está 100% por causa dos fios que sempre desfiam (o tecido desfia porque nao está engomado, por isso o tecido do acabamento e da folha precisa ser engomado), mas logo logo resolveremos isso. Gosto de atravessar a agulha umas 3 vezes por toda a rosa, porque assim o escondo possiveis espaço de linha que podem aparecer se alguém for mexer no interior da flor.
 
Enrole o palito de churrasco com a fita floral e lembre de colocar a folhinha de tecido, durante esse processo.

Hora da montagem:

Passe cola quente no fundo do botão de rosa e cole no avesso do círculo:
Passe cola nos ladinhos da rosa e cole as bordas do círculo:
Com um palito de churrasco faça um buraco para que possa colocar o palito de churrasco que encapamos com a fita floral com mais facilidade:
 Ponha um pingo de cola nesse buraco e coloque o nosso "caule".
Pronto, seu botão está finalizado! Faça várias rosinhas e use como decoração em seu chá de panela (o que é o meu caso) e até como lembrancinhas (sei que as amigas vão levar minhas rosinhas da decoração no fim sim)... Mas fiquei pensando esses dias num buquê... mesmo que não seja o que eu quero para entrar na igreja, por exemplo, pode servir para quem tem ciúme de jogar o buquê real, pode fazer um para jogar para as amigas encalhadas! Será no mínimo original! Vão amar!

Use várias estampas e corte os circulos de cada flor em tamanhos variados, teste os resultados, faça flores com mais pétalas, enfim, existem várias possibilidades... Tente e invente! Divirtam-se!

Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo oqueumanoivaprecisasaber@hotmail.com ou no twitter @janyellemayara ou @noivasabida, tá?

Beijinhos e até a próxima!

Janyelle

4 comentários:

Soraya Pamplona disse...

liiindo ^______________^

daNi aLeNCar disse...

Adorei o tuto.. que linda!

Carolina disse...

Show!
Eu estava pensando em uma alternativa pra hora de jogar o buquê que não fossem sapinhos [pelo menos uma amiga tem fobia de sapos] ou o Sto Antonio [não sei se o santo gostaria de ser arremessado] e essa aí é uma boa!!!

Beijos!!!

Glaucia disse...

Meu Deus! Ficou linda demais!
Pena que pulei a fila da habilidade manual qdo Deus estava distribuindo os dotes.
Admiro demais quem sabe fazer essas coisas lindas! Parabéns!
bjos

 

oqueumanoivaprecisasaber? Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review